IMT |   |   |   de   de   
Área reservada: Alunos | Professores

Programa de Equivalências em
 
Terapêuticas Não Convencionais

Terapêuticas Não Convencionais
Treino Clínico Tutorado
Unidades Curriculares Avulsas
Lei das Terapêuticas Não Convencionais

Destinatários:

Profissionais e estudantes de saúde, tanto na área da medicina convencional, biomédicas, etc., como na área das terapêuticas não convencionais.

O IMT – Instituto de Medicina Tradicional, à luz dos recentes desenvolvimentos em matéria de regulamentação do sector, desenvolveu um programa específico com vista a oferecer melhores garantias de sucesso a profissionais e alunos da área da prestação de cuidados de saúde em geral ou áreas associadas. Para um profissional ou aluno de uma destas áreas, como por exemplo a fisioterapia, a enfermagem, tecnologias de saúde, biologia, medicina ou qualquer uma das terapêuticas não convencionais, que pretenda ver reconhecido o seu percurso e assim poder concluir uma formação em terapêuticas não convencionais, o IMT vem disponibilizar um programa de equivalências que permitirá ao candidato ver reconhecida a formação realizada. Estes candidatos, após processo de validação, terão a oportunidade de dar entrada num dos planos de estudos disponíveis (Acupunctura, Homeopatia, Naturopatia, Medicina Ayurvédica ou Osteopatia), com vista a complementar a sua formação de base ou, se for caso disso, concluir o seu curso já no IMT.

Para o/a ajudar convidamo-lo/a a consultar as seguintes perguntas mais frequentes:

P: Sou profissional de saúde mas gostava de tirar um dos cursos da área das terapêuticas não convencionais. Tenho que fazer o curso todo ou há alguma forma de fazer o curso em menos tempo?

R: Sim, de facto existe uma forma de fazer o curso em menos tempo. Para um profissional de saúde ou da área biomédica em geral, tudo o que tem a fazer é pedir equivalências às disciplinas que considerar ter direito. Para este efeito deverá proceder de acordo com um pedido de equivalências normal, ou seja, apresentar o seu diploma/certificado autenticado pela instituição de ensino de origem e cumprir com os requisitos normais nestas circunstâncias. Após avaliação da sua candidatura e lhe serem atribuídas determinadas equivalências, o resultado será o poder ingressar num plano de estudos à sua medida, não tendo desta forma que realizar o curso por inteiro. Visite-nos para saber mais detalhes sobre este programa.

P: Sou estudante de fisioterapia, mas gostava de tirar um dos cursos da área das terapêuticas não convencionais. Tenho que fazer o curso todo de novo ou há alguma forma de fazer o curso em menos tempo?

R: Para um estudante de saúde ou da área biomédica em geral, tudo o que tem a fazer é pedir equivalências às disciplinas que considerar ter direito. Para este efeito deverá proceder de acordo com um pedido de equivalências normal, ou seja, apresentar um certificado relativo às disciplinas que já realizou, autenticado pela instituição de ensino de origem, e cumprir com os requisitos normais nestas circunstâncias. Após avaliação da sua candidatura e lhe serem atribuídas determinadas equivalências, o resultado será o poder ingressar num plano de estudos à sua medida, não tendo desta forma que realizar o curso por inteiro. Visite-nos para saber mais detalhes sobre este programa.

P: Estou a estudar noutra escola de terapias não convencionais e não estou satisfeito. Por essa razão estou a pensar mudar para o IMT. Como funciona o processo de equivalências?

R: O aluno terá que fazer prova da formação realizada, seja em através da apresentação de documentação (certificados, programas autenticados, etc.) ou através de provas de conhecimentos em casos especiais. Para conhecer este processo em detalhe deverá dirigir-se à secretaria do IMT e solicitar esta informação.

P: Tirei o meu curso numa escola que já não existe. Posso pedir equivalência num dos cursos do IMT?

R: Sim. O processo de pedido de equivalências tem trâmites próprios, pelo que deve dirigir-se à secretaria do IMT para os conhecer em detalhe. Por norma é sempre necessário a apresentação de prova documental, no entanto existe um modelo de prova de conhecimentos que lhe permitirá obter equivalências e a consequente entrada num dado curso para frequência das unidades curriculares que se identificarem como estando eventualmente em falta.

P: Sou profissional na área, mas a formação que fiz foi algo dispersa e não tenho muitos dos documentos comprovativos comigo. Posso pedir equivalências na mesma?

R: Sim. Por norma é sempre necessário a apresentação de prova documental, no entanto existe um modelo de prova de conhecimentos que lhe permitirá obter equivalências e a consequente entrada num dado curso para frequência das unidades curriculares que se identificarem como estando eventualmente em falta. Para conhecer este processo em detalhe deverá dirigir-se à secretaria do IMT e solicitar esta informação.

P: Sou profissional na área há largos anos, toda a formação que fiz foi informal e aprendi essencialmente pelo contacto com outros profissionais e pela minha própria experiência. Reconhecem este meu percurso?

R: Sim. O percurso profissional é sempre valorizado para efeitos de reconhecimento de competências. Para conhecer este processo em detalhe deverá dirigir-se à secretaria do IMT e solicitar esta informação.

ver todos os cursos [+]

Curso de Língua Chinesa (Mandarim) para Iniciantes
Lecionado em

Lisboa, Porto


Inicia a: 07-03-2017
saber mais[+]
Curso de Dietética pela Medicina Tradicional Chinesa
Lecionado em

Lisboa e Porto


Inicia a: 1-02-2017
saber mais[+]
Master em Gestão de Clínicas/SPA's
Lecionado em Lisboa, Porto, Braga e Leiria
Inicia a: 18-09-2015
saber mais[+]
Curso Profissional de Massoterapia e Técnicos Auxiliares de Fisioterapia
Lecionado em

Lisboa, Porto, Braga e Leiria


Inicia a: 7-03-2017
saber mais[+]
Curso Profissional de Auriculoterapia
Lecionado em

Lisboa, Porto, Braga e Leiria


Inicia a: 03-12-2016
saber mais[+]
Curso Geral de Homeopatia
Lecionado em Lisboa, Porto, Braga e Leiria
Inicia a: 17-10-2015
saber mais[+]

ver todos os workshops [+]

Workshop de Lipomodelagem e Bambuterapia
Local: Lisboa
Data: 29 e 30 de abril de 2017
saber mais[+]
Workshop de Pulsologia na prática de Acupuntura
Local: Lisboa
Data: 29 e 30 de abril de 2017
saber mais[+]
Workshop de Moxabustão e Ventosas
Local: Porto
Data: 29 e 30 de Abril de 2017
saber mais[+]
Notícias
Veja todas as notícias postadas por IMT


Atalhos

Cursos

Departamento de Estudos Superiores Departamento de Medicina Tradicional Chinesa Departamento de Técnicas Manipulativas Departamento de Medicina Natural

Outros

Escolas em Portugal

Lisboa   21 330 49 65 / 6  |  93 230 49 65  |   secretari@imt.pt
 
Porto   22 201 02 76  |  93 901 02 76  |   secretariaporto@imt.pt
 
Braga   25 310 99 69  |  933 444 333  |   secretariabraga@imt.pt
 
Leiria   244 102 140  |  934 559 162  |   secretarialeiria@imt.pt

© 2007 I.M.T. - Instituto de Medicina Tradicional, LDA, o logótipo
I.M.T. e imt.pt são marcas comerciais ou marcas do I.M.T. - Instituto
de Medicina Tradicional, LDA. em PORTUGAL.
Todos os direitos reservados. Todas as outras marcas comerciais são propriedade dos respectivos detentores. Consulte os Termos de Utilização do site.
IMT