IMT |   |   |   de   de   
Área reservada: Alunos | Professores

Esclarecimento de dúvidas
 
Lei das Terapêuticas Não Convencionais

Terapêuticas Não Convencionais
Treino Clínico Tutorado
Unidades Curriculares Avulsas
Lei das Terapêuticas Não Convencionais

1. Se começar agora ou continuar (se for um aluno atual) a estudar no IMT e se entretanto sair o resto da legislação, o que me acontece?

Terei direito a cédula profissional? Serei licenciado?

R:. Se entretanto sair o resto da legislação é uma muito boa notícia, pois significa que o processo foi finalmente concluído e assim, o capítulo da lei que mais te interessa neste momento fica resolvido. Ou seja, falta regulamentar ainda o ponto 6 do Artigo 19º da Lei 71/2013 . Este ponto é muito importante porque define as regras com as quais o IMT poderá transformar os seus cursos atuais em licenciaturas, podendo assim o aluno licenciado requerer a sua cédula profissional junto do Ministério da Saúde.

Se continuar com dúvidas, não hesite e contacte-nos para regulamentacao@imt.pt.


2. E se o resto da legislação não sair já? Quando acabar o meu curso o que me acontece, posso pedir a cédula?

R:. Se não sair já, o Governo só tem uma alternativa viável, e esta será alterar o prazo previsto para aqueles que já podem pedir cédula. Passamos a explicar melhor. Atualmente só pode pedir cédula quem já estivesse a trabalhar à data da publicação da Lei 71/2013, ou seja, em Setembro de 2013. Quem terminou ou terminará os estudos depois dessa data teria que estar enquadrado no ponto 6 do Artigo 19º desta lei, ou seja, era suposto este artigo já estar regulamentado e assim estes alunos já teriam o seu problema resolvido e no final do seu curso teriam direito à cédula, uma vez que seriam licenciados, dada a transição ali prevista que o IMT já estaria a fazer. No entanto, o Ministério da Educação ainda não regulamentou este artigo, o que significa que estes alunos não podem ser prejudicados por tal facto, assim, a alternativa lógica será a de prolongar o prazo atrás indicado, permitindo assim que aqueles que terminem os seus cursos e comecem a trabalhar entretanto possam ter os mesmos direitos daqueles que o fizeram até Setembro de 2013. Se continuar com dúvidas, não hesite e contacte-nos para regulamentacao@imt.pt.

3. Quando é que fica pronto o processo de transição das escolas como o IMT para ensino superior?

R:. Não está ainda definido. O IMT tem estado em permanente contacto com as várias entidades envolvidas neste processo, nomeadamente a A3ES - Agência de Acreditação do Ensino Superior, a Direção Geral do Ensino Superior, o Secretário de Estado do Ensino Superior e o próprio Gabinete do Ministro da Educação, mas até ao momento não foi nada publicado. Assim sendo, iremos continuar a trabalhar da mesma maneira que temos feito até aqui, na certeza de que estamos a formar bons profissionais e de que não há qualquer justificação plausível para estes não possam vir a integrar o mercado profissional com toda a naturalidade, como aliás já tem vindo a ser referido em diversas ocasiões pelo próprio Presidente do Conselho Consultivo para as Terapêuticas Não Convencionais, o Dr. Pedro Ribeiro da Silva, nas diversas vezes em que participou em eventos de esclarecimento organizados pelo IMT. Se continuar com dúvidas, não hesite e contacte-nos para regulamentacao@imt.pt.

4. Se me inscrever agora numa escola superior terei direito a licenciatura??

R:. Não. As escolas de ensino superior, tal como as escolas de ensino não superior como o IMT, terão que aguardar pela conclusão da regulamentação, nomeadamente a portaria que define como podem as escolas como o IMT candidatar-se em igualdade de circunstâncias ao ensino das licenciaturas em TNC. Inscrever-se agora numa escola de ensino superior não oferece quaisquer garantias ou vantagens, antes pelo contrário, pois a inscrição numa escola sem currículo ou experiência acumulada nesta área tão específica irá resultar, necessariamente, num curso completamente desprovido do ethos, filosofia e especificidades de uma área que tem demasiadas particularidades encontradas apenas nas escolas que há vários anos treinam os atuais profissionais e defendem desde sempre a profissão, muitas vezes até de ataques de descredibilização proferidos por algumas das escolas que hoje se interessam por estas áreas motivadas por razões pouco condizentes com os pressupostos da medicina natural e mais ligadas a motivações de sobrevivência financeira.

5. O IMT vai fazer uma parceria com alguma instituição do ensino superior?

O IMT já tem parcerias com instituições do ensino superior, nalguns casos até já desenvolveu programas de pós-graduação, noutros já desenvolveu eventos como jornadas e congressos, com outros mantém relações institucionais próximas, etc. Isto significa que o IMT tem sido contactado por diversas entidades de ensino superior, nacionais e estrangeiras e está em fase de apreciação e avaliação destas várias hipóteses no sentido de garantir que o futuro dos seus alunos seja assegurado com as melhores condições possíveis para si. No fundo, o que é importante é garantir que o aluno do IMT tem as melhores condições de aprendizagem e as necessárias condições para exercer a sua profissão, como aliás tem sido até aqui. Se continuar com dúvidas, não hesite e contacte-nos para regulamentacao@imt.pt.

Informação válida à data de 01/08/2015.

ver todos os cursos [+]

Pós-Graduação - Fórmulas Clássicas de Fitoterapia Chinesa
Lecionado em

Lisboa, Porto, Braga e Leiria


Inicia a: --
saber mais[+]
Curso Profissional de Aromaterapia para Profissionais de Massagem
Lecionado em

Lisboa e Braga


Inicia a: 15-10-2016
saber mais[+]
Curso Geral de Homeopatia
Lecionado em Lisboa, Porto, Braga e Leiria
Inicia a: 17-10-2015
saber mais[+]
Master em Gestão de Clínicas/SPA's
Lecionado em Lisboa, Porto, Braga e Leiria
Inicia a: 18-09-2015
saber mais[+]
Curso Intensivo de Massagem de Manutenção - Curso Profissional de Verão
Lecionado em

Lisboa


Inicia a: 04-06-2016
saber mais[+]
Curso Profissional de Massagem do Bebé - Shantala
Lecionado em

Lisboa, Porto, Braga e Leiria


Inicia a: 4-03-2017
saber mais[+]

ver todos os workshops [+]

Workshop de Taping Neuromuscular
Local: Lisboa
Data: 28 e 29 de Outubro de 2017
saber mais[+]
Palestra: Nutrição Ayurveda
Local: Lisboa
Data: 30 de Setembro de 2017 das 14h00 às 18h00
saber mais[+]
A Medicina Tradicional Chinesa no Tratamento da Fibromialgia
Local: Lisboa
Data: Dias 30 e 31 de Outubro de 2017
saber mais[+]
Notícias
Veja todas as notícias postadas por IMT


Atalhos

Cursos

Departamento de Estudos Superiores Departamento de Medicina Tradicional Chinesa Departamento de Técnicas Manipulativas Departamento de Medicina Natural

Outros

Escolas em Portugal

Lisboa   21 330 49 65 / 6  |  93 230 49 65  |   secretari@imt.pt
 
Porto   22 201 02 76  |  93 901 02 76  |   secretariaporto@imt.pt
 
Braga   25 310 99 69  |  933 444 333  |   secretariabraga@imt.pt
 
Leiria   244 102 140  |  934 559 162  |   secretarialeiria@imt.pt

© 2007 I.M.T. - Instituto de Medicina Tradicional, LDA, o logótipo
I.M.T. e imt.pt são marcas comerciais ou marcas do I.M.T. - Instituto
de Medicina Tradicional, LDA. em PORTUGAL.
Todos os direitos reservados. Todas as outras marcas comerciais são propriedade dos respectivos detentores. Consulte os Termos de Utilização do site.
IMT