Descrição do Produto
O Curso de Terapias Holísticas para Bebé e Criança do IMT integra várias abordagens terapêuticas e de relaxamento, desde a Massagem Shantala (origem Indiana), Massagem Tui-Na Pediátrico (origem Chinesa), Terapia Sacrocraniana e práticas de meditação, com reconhecidos benefícios para a saúde do bebé e criança.
Estas abordagens visam acompanhar o desenvolvimento desde a gravidez até aos 5 anos de idade da criança, onde o foco principal é a compreensão e adaptação das referidas terapias às diferentes fases de desenvolvimento. A abordagem do Tui-Na pediátrico parápode ir para além daquela idade, até aos 12 anos de idade.
No decorrer da formação serão desenvolvidos um conjunto de conhecimentos e competências que contribuem para auxiliar o bebé e a criança na resolução de problemas comuns, tais como: problemas gastro-intestinais (falta de apetite, cólicas, obstipação, diarreia), febre, regulação do sono e primeira dentição, tornando-se também uma ferramenta útil para o desenvolvimento do bem-estar físico e emocional da criança. Ao mesmo tempo, serão abordadas temáticas incontornáveis como a “vinculação” bebé-cuidador e a utilização destas abordagens holísticas como um veículo promotor da mesma, onde integramos pais/cuidadores na partilha de momentos práticos de aprendizagem que favorecem a melhoria da capacidade de comunicação entre pais/cuidadores e crianças e consequente aumento da auto-confiança parental.
Considerando a complexidade desta faixa etária com os seus potenciais desequilíbrios, doenças, distúrbios ou problemas de desenvolvimento infantil, o curso contempla igualmente uma abordagem a situações específicas, tais como: Prematuro, Crianças com Necessidades Especiais e Situações Emergentes (SBV Pediátrico).
Esta é uma ferramenta essencial para pais/cuidadores e profissionais de saúde e educação, que encontram nesta formação um veículo de crescimento pessoal, promoção de auto-confiança, comunicação, relaxamento, equilíbrio físico e emocional para o bebé e criança e seus pais/cuidadores. Ao mesmo tempo permite auxiliar na identificação de situações desviantes propondo estratégias de abordagem às mesmas e procedimentos de segurança. Assim, é proposto aos formandos que adquiram com esta formação novas competências e habilidades, refletidas numa otimização do seu desempenho parental e/ou profissional.